A Associação Brasileiras de Escolas Particulares anuncia a adesão de um novo integrante ao seu quadro associativo. Trata-se do Colégio Dante Alighieri, um dos mais tradicionais de São Paulo, fundado em 1911 por imigrantes italianos. A escola foi construída próxima a uma Avenida Paulista ainda com chácaras, árvores e raros casarões. Em 17 de fevereiro de 1913, quase dois anos depois, 60 alunos começavam suas atividades escolares no edifício Leonardo da Vinci, com professores trazidos da Itália. Tradicional, porém à frente de seu tempo, o colégio já mostrava seu espírito inovador aceitando alunos de ambos os sexos.
Conheça o Dante
O Dante é um colégio que tem conseguido de forma eficiente unir sua tradição à inovação. Atende alunos desde os três anos até a terceira série do Ensino Médio. Oferece o ensino bicurricular italiano e brasileiro, o curso ECCE, e tem também a dupla certificação (brasileira e estadunidense) através do programa Dual Diploma High School. Com seu programa de pré-iniciação científica, estimula a investigação e a resolução de problemas. É um dos colégios mais premiados do Brasil em competições científicas nacionais e internacionais.
A abordagem da tecnologia e da experimentação científica começa já na Educação Infantil. Conta com infraestrutura atualizada em termos de tecnologia, literatura, artes, esportes e ciências – com um dos mais proeminentes museus escolares de História Natural do Brasil.
A proposta educacional se ampara na excelência do ensino para a formação de um indivíduo com consciência de seu papel de sujeito no mundo, munido de artefatos acadêmicos e culturais que lhe permitam conhecer, compreender e mudar a realidade em que vive.
A integração de várias áreas do conhecimento por meio da abordagem STEAM-S (Science, Technology, Engineering, Arts and Math, incorporada pelo Colégio com o acréscimo das Ciências Humanas, representadas pela letra S, de social) é um dos caminhos trilhados para que isso se realize. Além disso, o Dante desenvolve um trabalho consistente no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, promovendo o aprendizado e o aprimoramento de competências importantes não somente para que os alunos e alunas obtenham sucesso nos estudos e em suas futuras profissões, mas para que sejam capazes de reconhecer, nomear e lidar com suas emoções e relações humanas.
Os mais de 100 anos da instituição testemunham o cumprimento do ideal de seus fundadores: unir as duas culturas – a da Pátria deixada e a da Terra abraçada –, manter vivos valores éticos e educacionais, buscar o conhecimento de excelência, promover a cidadania e o respeito, incentivar a amizade e traduzir em realidade o espírito humanista de seu patrono, Dante Alighieri.
História do Colégio
A trajetória do Colégio Dante Alighieri tem início nos primórdios do século passado, com a colônia italiana se estabelecendo em São Paulo. Na época, os italianos perceberam a necessidade de uma instituição de ensino que preservasse suas raízes e cultura. O projeto tomou forma quando o conde Rodolfo Crespi, industrial de sucesso e grande expoente da colônia italiana em São Paulo, prontificou-se a angariar fundos para tal fim.
Em 9 de julho de 1911, nascia o “Istituto Medio Italo-Brasiliano Dante Alighieri”. A escola foi construída próxima a uma Avenida Paulista ainda com chácaras, árvores e raros casarões. Em 17 de fevereiro de 1913, quase dois anos depois, 60 alunos começavam suas atividades escolares no edifício Leonardo da Vinci, com professores trazidos da Itália. Tradicional, porém à frente de seu tempo, o “Istituto” já mostrava seu espírito inovador aceitando alunos de ambos os sexos.