O I Congresso Internacional de Educação da Abepar reuniu um um grande número de educadores e gestores de escolas no sábado, dia 21 de setembro, no Colégio Santa Cruz. O excelente teatro do colégio precisou ser montado em sua configuração máxima para acolher bem os 650 educadores presentes no evento que aconteceu durante todo o dia.
O foco do Congresso não poderia ser mais atual e crítico, que é o combate a todas as formas de intolerância e discriminação nas escolas, como apontou na sua fala de abertura a presidente da Abepar, Maria Eduarda Sawaya.
Integrante do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e diretora da Beacon School, Maria Eduarda lembrou que esse tema tem sido central nas ações da Abepar em 2024. “Em maio, tivemos o ‘esquenta’ deste Congresso, quando nos reunimos no Colégio Santa Maria para iniciar o debate, fruto dos enormes desafios enfrentados atualmente pelas escolas”, afirmou Sawaya.
Ela prosseguiu dizendo que a Abepar, criada em 2016, tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil: “cumprindo esse papel, este Congresso reúne educadores das escolas associadas Abepar e de outras escolas privadas, além de educadores da rede pública de ensino, e membros da Secretaria e do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo”.
Maria Eduarda citou alguns dos temas que afligem a sociedade e se reflete nas escolas, como “racismo, antissemitismo, radicalismo, preconceito, isolamento, excesso de uso de telas, abandono digital, suicídio, saúde mental”. Ela entende que é “justamente no ambiente escolar, seja ele público ou privado, que podemos, e devemos, enfrentar esses desafios, mobilizando professores, famílias, alunos, profissionais da saúde e a sociedade para a criação de programas de prevenção, proteção e protocolos de atuação”.
“Educar para o bem-estar e para a convivência pacífica significa, como sabemos, criar ambientes onde cada estudante, seja qual for a sua cor, origem, gênero ou condição social, sinta-se pertencente e respeitado”.
Maria Eduarda Sawaya
Escola, lugar de aprendizagem
“Escola é lugar da aprendizagem, da convivência e do cuidado”, lembrou Maria Eduarda Sawaya. Tratar desses temas na escola é um “projeto possível, que requer uma abordagem coletiva e multidisciplinar e que pressupõe uma postura ativa e comprometida por parte dos educadores”.
A presidente da Abepar resumiu assim os objetivos do Congresso: “em um clima de amizade e partilha, esse congresso busca promover a união de forças, a escuta e a colaboração entre educadores, tão defendida pelo Professor Nóvoa, para que possamos juntos criar ambientes escolares verdadeiramente inclusivos e pacíficos”.
Maria Eduarda citou então a programação do Congresso, que contou com duas sessões pela manhã e outras 13 sessões vespertinas eletivas. “As mais diferentes faces do desafio da convivência estão presentes, representadas por nomes que expressam o pensamento de ponta nesse campo, tanto em pesquisa, como em ação educativa”, afirmou a presidente da Abepar.
Agradecimentos
A presidente da Abepar lembrou aos presentes que o I Congresso Abepar resultou de esforços de diversos atores, a começar do Conselho e da Diretoria da Associação, além dos integrantes das comissões criadas para formatar e viabilizar a realização do encontro.
Ela agradeceu também ao Colégio Santa Cruz, “que generosamente emprestou seu espaço sem poupar esforços para fazer deste um dia especial”, destacando os nomes do diretor Fábio Aidar e de Moisés Zylberstajn, da Comissão de Formação de Professores do Colégio.
Maria Eduarda citou ainda o trabalho de Paulo de Camargo, “coordenador geral do congresso que nos últimos meses dedicou seu tempo e esforço com a energia contagiante das pessoas apaixonadas pelo que fazem”.
Leia aqui a íntegra da fala de abertura do I Congresso Abepar por Maria Eduarda Sawaya.
Confira a entrevista com Maria Eduarda Sawaya no I Congresso Abepar:
Novas reportagens e entrevistas em vídeos, preparadas pela equipe de Comunicação da Abepar, serão disponibilizadas ao público no site e nos diversos canais da Associação.
Galeria de fotos I Congresso Abepar – Manhã