Acompanhando as recentes recomendações das autoridades sanitárias e da área de educação, a Abepar orientou as suas associadas a dar início à interrupção gradual das atividades pedagógicas já a partir desta segunda-feira, 16 de março. A ideia é sugerir às famílias que, caso seja possível, deixem de enviar os filhos às escolas já a partir desta data.
As famílias que ainda não tiverem alternativa viável para deixar os filhos em casa poderão enviá-los à escola durante alguns dias desta semana. Caberá a cada escola fixar uma data específica para a efetiva paralisação das atividades pedagógicas na própria instituição.
Depois disso, as escolas preparam soluções de ensino a distância para dar sequência às atividades pedagógicas, especialmente para os alunos do Fundamental II e do Ensino Médio. Os educadores da Abepar estão trabalhando de forma colaborativa, compartilhando conhecimentos e experiências envolvendo atividades em ambiente virtual.
A Abepar reitera seu compromisso com a saúde e o bem-estar de alunas e alunos, funcionárias e funcionários das escolas associadas e de toda a comunidade, comprometendo-se a agir de acordo com as recomendações e deliberações das autoridades, cujas posições são atualizadas diariamente.
A Diretoria da Abepar está mobilizada permanentemente para acompanhar os acontecimentos e agir sempre em defesa da escola e da comunidade escolar. Novos desdobramentos devem surgir nos próximos dias.
Estamos em contato regular com as autoridades sanitárias e, de modo especial, com as autoridades da área educacional. O objetivo da Abepar é oferecer a experiência de seus especialistas para apresentar soluções que levem à superação desse grave momento, cujas consequências afetam sobremaneira a sociedade brasileira em geral e a escola, em particular.
São Paulo, 16 de março de 2020
Diretoria da Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar)
(Imagem: jarun011/iStock.com)