Dante Alighieri comemora 110 anos com exposições, teatro, literatura e fotografia

Associado à Abepar, o Colégio Dante Alighieri comemora 110 anos de vida no próximo dia 9 de julho. Para celebrar a data, a instituição desenvolveu o Plano de Ações 110-700, que faz referência também aos 700 da morte do artista homônimo, ocorrida em 13 de setembro de 1321. A iniciativa contempla as mais diferentes manifestações culturais, como literatura, fotografia, música, teatro, ilustrações e muralismo, e tem como objetivo principal dar destaque ao ensino e à aprendizagem, sustentadas por valores como ética e humanismo, presentes na atuação do colégio desde a sua fundação.

Confira alguns destaques envolvendo a celebração de Dante Alighieri – o colégio e o poeta – neste ano de 2021:

  • Guia cultural Italianidade Paulistana: será criado um guia digital contendo pontos turísticos, culturais e gastronômicos, com conteúdo dirigido e enriquecido por relatos, entrevistas e imagens. A previsão é de que fique pronto segundo semestre.
  • Peça de teatro inédita baseada na Divina Comédia. Virtual: A criação artística é baseada na obra de maior sucesso de Dante e foi batizada de Uma Divina Comédia. Será uma apresentação com atores profissionais como Maria Amélia Farah e Caio Balthazar. Gravada, a peça está programada para ser apresentada na noite do dia 13 de setembro, data da morte do poeta há 700 anos. O teatro será gratuito, com transmissão pelo Youtube do colégio.
  • Apresentação musical: Este projeto é resultado de uma parceria dos departamentos de Música, Audiovisual e colaboradores de outras áreas da escola que tocam algum instrumento. Será feita uma reinterpretação e gravação de clipe do Samba Italiano, de Adoniran Barbosa. O vídeo trará uma explicação sobre a linguagem usada na letra, com uma tradução para o italiano formal. O material está sendo feito pelos colaboradores e será publicado nas redes do colégio no dia 13 de setembro, data da morte do poeta.
  • Quadrinhos – Revista Ilustrada da Divina Comédia: O gibi, de até 12 páginas, será feito pela artista Lila Cruz, ilustradora baiana que mora em São Paulo e é referência nas redes sociais com suas ilustrações editorais e quadrinhos. Ela fará a ilustração de passagens da Divina Comédia – Inferno, Purgatório e Paraíso, divididos em três volumes. A previsão é de que o material fique pronto agora no segundo semestre nas versões digital e impressa.
  • Oficinas criativas de produção fotográfica e literária: Projeto Olhos Coloridos tem como objetivo desmistificar a ideia de que a escrita é algo difícil, considerando o legado cultural e universal do poeta Dante Alighieri como possível inspiração e abordagem para alguns métodos ou processo de criação literária. A ideia é valorizar o território onde se vive e o conhecimento e potencial criativo dos adolescentes. Será produzida uma publicação com textos e imagens que sejam realizados pelos alunos com seus telefones celulares. As oficinas acontecerão de forma presencial no segundo semestre, ainda a depender das condições sanitárias.
  • Apoio para a exposição Dante 700 anos – Os olhos de Beatriz.  O colégio está apoiando a exposição que marca os 700 da morte do poeta Dante Alighieri, que  acontecerá no Salão Negro das Câmara dos Deputados, em Brasília, de 13 de setembro a 13 de novembro de 2021. Ela apresenta uma excursão aos três reinos da Divina Comédia, Inferno, Purgatório e Paraíso.

Sobre o Colégio Dante Alighieri – Fundado pela comunidade italiana em 1911, o Dante é um colégio que une sua tradição à inovação. Atende alunos desde os três anos até a terceira série do Ensino Médio. Oferece o ensino bicurricular italiano e brasileiro, o curso Ecce, e tem também o High School. Com seu programa de pré-iniciação científica estimula a investigação e resolução de problemas sendo um dos mais premiados do Brasil em competições científicas internacionais. A abordagem da tecnologia e da experimentação científica começa já na educação infantil. Conta com infraestrutura  em termos de tecnologia, literatura, artes e ciências – com um dos mais proeminentes museus escolares de História Natural do Brasil. A proposta educacional se ampara no ensino para a formação de um indivíduo com consciência de suas possibilidades e limitações, munido de uma cultura que lhe permita conhecer e compreender o mundo e refletir sobre o papel do homem.

 

Com informações do Colégio Dante Alighieri.

Rolar para cima