Parte do trabalho da Abepar será direcionado ao debate e à propagação, entre as instituições privadas, das melhores práticas pedagógicas, dos mais eficazes projetos de gestão escolar, de temas inovadores que desafiam a escola hoje, como a inclusão de alunos com necessidades especiais, da discussão das questões de gênero, das novas tecnologias voltadas à educação, entre outros.
Queremos que a excelência presente hoje em muitas das escolas particulares seja disseminada até onde for possível para todas as instituições privadas. Nosso propósito, no entanto, vai além disso.
Queremos compartilhar experiências e conhecimentos também com a escola pública. Uma das ações previstas é a incorporação de professores e gestores de escolas públicas aos projetos de formação e aperfeiçoamento que já desenvolvemos para as nossas equipes. Trata-se, no caso, de algo já feito por muitas instituições privadas. A ideia agora é dar mais corpo e uma dimensão coletiva a tais ações.
A inclusão digital e a incorporação à prática educativa das novas tecnologias voltadas ao ensino constituem, certamente, um campo enorme para o compartilhamento de experiências entre escolas públicas e privadas. Tivemos, nos últimos 10 anos, um incremento excepcional de novas plataformas e recursos à sala de aula e fora dela. Queremos dividir essa experiência com a escola pública. A Abepar quer ampliar as ações que algumas de nossas associadas já realizam nesse campo.