Criatividade e cooperação destacam See-Saw Panamby Bilingual School no ambiente online

Pioneira no ensino bilíngue, a See-Saw Panamby Bilingual School, localizada na zona Sul de São Paulo, vem encarando nos últimos dias um novo desafio. Associada à Abepar, a escola deu início na quinta-feira (19/3) às aulas não-presenciais para todos os níveis, seguindo diretrizes anunciadas por autoridades sanitárias de interrupção das aulas como medida de prevenção contra o novo coronavírus. 

Tal cenário de incerteza não tem alarmado a equipe pedagógica da escola, que lança mão da criatividade e de ferramentas digitais para dar continuidade às atividades. Para o diretor Cesar Pazinatto, o engajamento do corpo docente frente a este cenário tem feito toda a diferença. “Preparar as aulas já exige muito dos professores em situações normais, e este momento, que tem sido desafiador para todos, incitou ainda mais a dedicação e a cooperação entre nós”, aponta o diretor.

Compartilhamento de saberes 

As atividades digitais já faziam parte da rotina dos alunos do Fundamental 2 e Ensino Médio mesmo antes do momento atual. Alunos e professores já dominavam as ferramentas, que eram utilizadas com frequência nos projetos escolares. Alguns dos recursos digitais interativos utilizados pela escola são: a plataforma educacional EdModo, livros digitais Essia, a de notícias Guten e a plataforma WorldEd. As ferramentas Zoom, de reuniões online, e Teams, da Microsoft, vêm agora para somar ao trabalho pedagógico.

A experiência dos professores e alunos contribuiu para que toda a equipe docente pudesse transformar suas aulas para o online. “Como não trabalhávamos essas plataformas na Educação Infantil e nos primeiros anos do Fundamental 1, foi imprescindível a colaboração entre professores para que pudéssemos continuar com os projetos desses níveis de forma remota”, conta Pazinatto. 

“A equipe de professores da Educação Infantil recebeu um treinamento específico dado pela Coordenação do Fundamental 2 e Médio e logo colocaram em prática o que aprenderam”, conta o diretor.

A comunicação com as famílias da Educação Infantil sobre os próximos passos logo foi estabelecida. Mensagens foram enviadas aos pais com o detalhamento das atividades trabalhadas presencialmente até ali e o que seria feito de forma remota. 

As famílias passaram, então, a receber instruções sobre como utilizar as plataformas digitais – como a EdModo – para acessar os vídeos e as propostas de brincadeiras e atividades a serem feitas com as crianças.

Segundo a coordenadora da Educação Infantil, Érica Santos, as ações para o ambiente digital já estão estruturadas. “O planejamento semanal para a Educação Infantil leva em consideração os materiais disponíveis nas casas das famílias e as possibilidades que o ambiente proporciona”, diz Érica. 

“No online, teremos também atividades que fazíamos em sala de aula como cantar músicas, rodas de conversa, contação de histórias e brincadeiras que envolvem diferentes áreas como arte e matemática”, relata a coordenadora. “Todo esse planejamento é pautado no projeto pedagógico de cada grupo para que não haja prejuízos ao trabalho que deve ser desenvolvido com as crianças”. 

Em contrapartida, a participação das famílias neste período é visto pela coordenadora como fundamental. “Os pais terão que se envolver, ler para as crianças, brincar, ajudá-las neste momento”, diz. “Estamos dando todo o suporte nesse sentido. Inclusive já tivemos retorno das famílias, que enviaram fotos dos desenhos e brincadeiras realizadas em casa, mostrando que estão praticando as atividades com as crianças”.

Adaptação e ação

De acordo com Cesar Pazinatto, a resposta da escola às necessidades que logo se impuseram foi imediata. “Toda a equipe pedagógica enxergou, desde o princípio, a importância de adaptar totalmente as aulas ao ambiente digital para não deixar de oferecer a educação de qualidade que é dada na escola presencialmente”, declara Pazinatto. 

“O resultado tem sido muito satisfatório para alunos e famílias, que também têm sido compreensivas com essa realidade. Quanto à equipe pedagógica, também tem sido um aprendizado único. Situações como esta mostram a nossa própria capacidade de reinventar. Com certeza a educação e os educadores sairão dessa crise muito diferentes”. 

 

Imagem: metamorworks/iStock.com

Rolar para cima