“Este é um contexto infeliz. Mas o surgimento do novo coronavírus nos deu a oportunidade para promover novas pesquisas e aprendizados”. Quem declara é Andrea Andreucci, diretora de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio do Colégio Oswald de Andrade. Associado à Abepar, o colégio localizado na zona Oeste de São Paulo tem dado seguimento às aulas de forma remota, utilizando ferramentas como o Google Hangouts Meet e o Google Classroom para prosseguir com os projetos pedagógicos. Dentre eles, está o estudo multidisciplinar do novo coronavírus.
De acordo com a diretora, o tema estava pautado no planejamento pedagógico antes mesmo dos casos de Covid-19 escalarem no Brasil. “Os professores de Ciências da Natureza, Sociologia e Geografia estavam preparando os alunos para um debate que seria realizado no Colégio”, conta Andreucci. “Foram propostas a eles pesquisas nas áreas da saúde, geopolítica e economia. Mesmo com a transição das aulas para a modalidade não-presencial, o tema ainda é objeto de estudo em casa”.
Disciplina e dedicação
As ferramentas digitais são um grande facilitador em tempos de reclusão, afirma a diretora. “Atividades por meio do Classroom, por exemplo, já existiam na rotina dos alunos e o uso só foi intensificado”, conta. “Nosso desafio neste momento é transmitir aos jovens a grande responsabilidade que eles possuem pelo próprio aprendizado, especialmente agora”.
“A autonomia do aluno durante o processo de aprendizado é uma das principais características do Colégio Oswald de Andrade”, aponta a diretora. “Agora, mesmo contando com a ajuda dos pais em casa, com as aulas transmitidas ao vivo e com o suporte diário dos professores, eles terão ainda mais liberdade para utilizar as diferentes ferramentas digitais para pesquisar e investigar. Para isso, eles devem continuar tendo disciplina e dedicação aos estudos”.
“É uma situação que gera novas oportunidades de desenvolvimento, apesar de tudo”, conclui a Andrea.
Famílias unidas no aprendizado
A participação das famílias é outro fator que contribui de forma importante para o desenvolvimento dos alunos, principalmente das crianças. “Todo o trabalho pedagógico com as crianças depende muito dos pais neste momento”, afirma Nana Giovedi, diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 do Colégio. “Na Educação Infantil, por exemplo, montamos uma rotina, que é enviada aos pais, com a proposta de três atividades diárias que contemplam as atividades presenciais numa linha mais simples de trabalho, mas que garantem aspectos importantes dos momentos de encontro dessa fase. Estamos escolhendo a cada dia uma experiência a ser contemplada por alunos e famílias”.
As atividades são compartilhadas por meio de vídeos e mensagens. “Estamos gravando vídeos com as professoras – é muito importante que as crianças não percam o contato com as professoras neste momento – e também dicas de atividades a serem feitas durante o horário disponível das famílias”, comenta a diretora. “Temos nos comunicado muito com os pais, mantendo um contato muito próximo para acompanhar as atividades, ajudá-los mediando essa interação e também para obter o retorno desse trabalho”.
Em relação ao Ensino Fundamental 1, a diretora conta que as atividades são desenvolvidas pelos professores especialistas e também pelos polivalentes. “Há uma atividade de cada área por dia”, diz. “Os professores especialistas, como de Arte e de Música, propõem suas atividades, assim como a professora polivalente. Os alunos e famílias dão retorno, então, enviando fotos das atividades feitas e textos digitalizados”.
A partir disso, os professores avaliam cada material e dão resposta individual ou coletivamente, a depender do caso, conta Giovedi. “A cada semana avaliamos como temos avançado nesse sentido”.
“Estamos todos trabalhando muito. Todo dia aprendemos algo diferente para prestar o apoio necessário aos alunos e famílias e garantir que não haja prejuízo ao projeto pedagógico”, garante a diretora.
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