A Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar) realizou a sua primeira live no dia 2/9 sobre o tema “Covid-19: O que a ciência revela sobre a reabertura de escolas”. Os números não deixam dúvidas. A live conquistou a atenção do público, formado por professores, familiares de alunos e até jornalistas. Foi acompanhada por mais de 700 pessoas ao vivo e somou nos dias subsequentes mais de 3.000 visualizações e mais de 400 comentários.
Estavam presentes o epidemiologista Wanderson de Oliveira, ex-titular da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, e o médio Fabio Jung. Representando a Abepar e a comunidade escolar, os diretores Arthur Fonseca Filho, também diretor do Colégio Uirapuru, de Sorocaba, e Maria Eduarda Sawaya, diretora da Beacon School, em São Paulo.
Os especialistas Wanderson de Oliveira e Fabio Jung apresentaram um resumo de alguns dos principais estudos e pesquisas publicados sobre a pandemia e a volta às aulas em todo o mundo. Abordaram a susceptibilidade de infecção das crianças, examinaram a questão da transmissão para professores e famílias, além de ressaltar o importante papel social da escola.
Os presentes fizeram a defesa da escola como serviço essencial. Apoiaram a hipótese de uma reabertura segura, gradual e opcional das instituições de ensino, seguindo todos os protocolos sanitários. Os diretores da Abepar lembraram a importância do diálogo entre a escola, famílias e funcionários, um dos objetivos da live.
Assista a live completa aqui: