O Colégio Santa Maria, associado à Abepar, comemora agora mais uma importante conquista. Um de seus alunos ganhou a medalha de ouro na disputada Olimpíada Paulista de Neurociências. O estudante João Vignola de Carlo, do 3º ano do Ensino Médio, foi o único jovem da capital paulista classificado para disputar a Olimpíada Brasileira. Além da medalha, João Vignola foi premiado com uma inscrição para estudar Neurociências Clínicas, curso ministrado pelo Instituto de Ciências Cognitivas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e uma inscrição para participar do Simpósio Brasileiro de Neurociências, que será realizado em dezembro deste ano.
De acordo com o Colégio Santa Maria, o estudante foi incentivado a participar da Olimpíada por um colega e começou a se preparar para o evento pouco antes da pandemia. O aluno contou com a orientação da bióloga Maria Soledad Más Gandini, coordenadora da área de Ciências da Natureza do Ensino Médio no Santa Maria. “João vem estudando intensivamente desde março e teve 90% de aproveitamento na prova, enquanto o aproveitamento médio dos concorrentes foi 53%”, comemora a coordenadora.
O curso preparatório para a competição foi promovido pelo Hospital Albert Einstein. A orientadora Maria Soledad montou um programa semanal de estudos com roteiro e fontes de pesquisa para que ele tivesse o melhor aproveitamento. O período de preparação e aprofundamento nos estudos motivou o estudante a seguir carreira médica.
João Vignola já participou de outras olimpíadas de conhecimento. Ele foi medalha de prata na Olimpíada de Astronomia de 2019 e ficou entre os cinquenta melhores candidatos nas seletivas para a Olimpíada Internacional de Astronomia, que aconteceu no Rio de Janeiro em 2019. No último dia 17 de outubro, ele também conseguiu classificação para a Olimpíada Brasileira de Química, que acontece no dia 12 de dezembro.
(Imagem: Naypong/iStock.com)