por Escola da Vila
Passamos o primeiro mês de aulas e andar pela escola tem sido muito estimulante!
As educadoras e os educadores estão empolgadas e empolgados com suas turmas e seus planejamentos, crianças e jovens entram no ritmo com seus e suas colegas; veteranos, veteranas, novatas e novatos com mais integração, e a curiosidade pelas novidades vai se transformando em produção, participação e aprendizado. Os rostos estampam essa mistura de entusiasmo, vitalidade, disposição e alegria!
Olhando para tudo isso, ficamos com cada vez mais convicção de que a escola é cenário privilegiado para aprendizagens que vão muito além do que convenciona-se chamar por conteúdos acadêmicos.
Numa cidade como a nossa, numa época como a que vivemos, a maior parte dos relacionamentos interpessoais, de crianças e adolescentes, ocorre no ambiente escolar ou é favorecido por ele.
Nesse contexto fecundo, nossos estudantes aprendem a conviver com os demais, a valorizar a diversidade e o bem comum, o espaço coletivo, a importância da amizade, o valor do diálogo e muitas outras coisas.
Desde cedo, professoras e professores demandam de crianças e jovens a participação ativa nas decisões e organizações do grupo, o senso de fazer parte e ser um entre outros ao alcançar um objetivo comum, comunica tanto mais sobre colaboração e empatia, do que se ficassem em propostas desconectadas de um propósito que reconhecem como importante para a turma, para seus aprendizados e curiosidades.
Na Vila, passam a compor diferentes agrupamentos, nos quais, para além de estudar, são convocados a propor intervenções intra e extramuros que mobilizem ações solidárias de intervenção em realidades, desenvolvendo a escuta ativa e a proposição de suas ideias para contribuir com a resolução dos problemas que identificam em seus entornos.
É com orgulho, satisfação, entusiasmo e muito trabalho prático e reflexivo que nós, equipe da Vila, pretendemos contribuir com todas essas conquistas.
(Imagem: Drazen Zigic/iStock.com.br)