Abepar e o Novo Ensino Médio

A Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar), que reúne 32 instituições de ensino e 47 mil alunos, considera louvável a iniciativa do Ministério da Educação de abrir consulta pública para aprimorar e refletir sobre o Novo Ensino Médio. Certamente, a pandemia e os desacertos praticados pelo MEC no passado recente produziram ruídos e descontinuidades que atrasaram a implantação do novo modelo. O processo de consulta pública, se bem executado, pode ser um bom caminho para a superação desses problemas.

No entanto, a recente portaria do MEC que suspendeu os prazos de implantação do Novo Ensino Médio não contribui para que as transformações já iniciadas sejam levadas a termo com equilíbrio e previsibilidade. Tais mudanças são fruto da dedicação de educadores, congressistas, gestores públicos e privados que trabalharam durante anos para superar um modelo de ensino médio engessado e fracassado, que os países avançados abandonaram há décadas.

Defendemos que a hipótese de volta ao passado, ou seja, de volta ao ensino médio que vigorava antes da reforma, deve ser descartada por todos aqueles que conhecem a desoladora realidade daquele ensino médio rígido e envelhecido, distante da realidade e dos sonhos da juventude. Tais atores estão conscientes de tudo o que poderemos conquistar com as mudanças já em implantação.

O caminho para a superação dos problemas observados na implantação do novo ensino médio pressupõe um diálogo aberto e sem preconceitos entre os gestores públicos e todos aqueles que fazem a educação em nosso país acontecer. Juntos, devemos pensar no futuro. No futuro da educação no Brasil. No futuro dos nossos jovens. Com transparência, abertura e espírito público, haveremos de superar as dificuldades do presente e construir uma educação melhor para os nossos jovens. Sem volta ao passado.  

 

São Paulo, 6 de abril de 2023

Associação Brasileira de Escolas Particulares 

 

(Imagem: Ridofranz/iStock.com.br)

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