Abepar quer manter as atividades pedagógicas no mês de abril

A Associação Brasileira de Escolas Particulares entende que a antecipação das férias escolares para o mês de abril prejudicaria as ações programadas e realizadas por nossas escolas, professores, alunos e famílias, que vêm mantendo as atividades pedagógicas ainda que de forma não-presencial. A antecipação deverá ser reavaliada no futuro próximo. No momento, no entanto, a conjuntura não está suficientemente clara para que se possa chegar a uma decisão a esse respeito.

As escolas da Abepar vêm promovendo ações bem-sucedidas para manter a comunidade educativa engajada nas atividades pedagógicas, recorrendo a inúmeros recursos e ferramentas para dar seguimento ao previsto nos currículos escolares, de acordo com as características específicas do projeto pedagógico de cada instituição. 

A interrupção desse trabalho agora colocaria a perder todos os esforços já em andamento, sem oferecer, em contrapartida, nenhum benefício. Pelo contrário. Os efeitos da medida serão profundamente desmobilizadores levando-se em conta o envolvimento profundo dos professores, dos alunos e das famílias nas novas atividades pedagógicas.

A complexidade do momento exige intenso diálogo entre as partes envolvidas. O mais equilibrado a fazer é seguir o que já foi estabelecido pelas escolas e referendado pelo Conselho Estadual de Educação – a continuidade das atividades pedagógicas de forma não-presencial.

A Associação Brasileira de Escolas Particulares irá orientar a suas associadas a manter o programa de atividades já estabelecido sem decidir nesse momento pela antecipação de férias em abril. 

São Paulo, 24 de março de 2020
Diretoria da Associação Brasileira de Escolas Particulares

 

Imagem: sakkmesterke/iStock.com

 

Rolar para cima