Representantes legais de professores e mantenedores de escolas encontram-se em fase de negociação envolvendo a Convenção Coletiva de Trabalho de 2018, que será válida para todo o estado de São Paulo. A Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar) valoriza a atividade docente e entende que o diálogo entre as partes precisa ser retomado o quanto antes, pois a ninguém interessam o impasse e o dissenso.
Os desafios que se apresentam hoje aos que atuam na educação são de tal complexidade que exigem o esforço coletivo de todos os seus atores. Sabemos que o compromisso de professores e mantenedores com a educação nos vincula a um projeto mais amplo de sociedade e de nação.
Professores e instituições educacionais assumem, ao mesmo tempo, responsabilidades específicas com a comunidade escolar. Tudo é feito para favorecer o acesso dos alunos a um amplo e diversificado conjunto de saberes, para estimular sua autonomia intelectual e moral, além de promover a compreensão coletiva e a transformação solidária do mundo.
Admiramos o trabalho, a responsabilidade, o compromisso ético e profissional dos professores. Consideramos essencial valorizar a atividade docente e garantir boas condições de trabalho aos que atuam na área.
Estamos seguros de que, com diálogo, serão encontradas soluções que atendam a um objetivo comum: a substancial melhoria da qualidade da educação em nosso país e o aprimoramento da atividade docente em todas as suas dimensões.
A Abepar está em contato frequente com o SIEEESP (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo) para ajudar a promover o diálogo, acreditando que os líderes de cada sindicato, com bom senso, conseguirão alcançar uma solução possível, com concessões de ambos os lados.
Associação Brasileira de Escolas Particulares
São Paulo, 11 de abril de 2018
Imagem: Wavebreakmedia/iStock.com