Férias escolares: orientações da Abepar às escolas associadas

Diante da interrupção das aulas presenciais em decorrência das medidas de combate ao novo coronavírus e à Covid-19, as escolas públicas e particulares estão diante de fatos novos e inesperados com os quais precisamos lidar. 

As escolas associadas à Abepar adotaram desde março o sistema de atividades não-presenciais, mantendo professores e alunos em intensa atividade. Diante deste novo cenário, cujos contornos exatos permanecem desconhecidos, as instituições se veem agora instadas a redefinir o seu calendário escolar. Quando definir o período ou os períodos de férias dos alunos?

A Abepar entende que não há uma solução única capaz de dar resposta adequada às realidades e às demandas das diferentes comunidades escolares envolvidas. Diante disso, é necessário adotarmos uma estratégia flexível que permita a cada escola atender a sua comunidade da forma mais satisfatória possível.

A manutenção do calendário oficial – férias escolares de 30 dias em julho – é perfeitamente recomendável para algumas de nossas associadas. Outra alternativa possível e legítima é a divisão das férias escolares em dois momentos: parte agora em maio e a parte complementar em outro período do ano. Caberá a cada associada, levando em conta a sua realidade e as características de sua comunidade, encontrar a solução mais adequada. 

A Diretoria da Abepar está à disposição das escolas para apoiá-las nessas e em outras definições envolvendo este momento tão difícil por que todos passamos.

 

Diretoria da Abepar

São Paulo, 15 de abril de 2020

 

Imagem: seb_ra/iStock.com

Rolar para cima