Em consequência da identificação de casos efetivos de coronavírus na cidade de São Paulo, o retorno às aulas, depois do Carnaval, nas escolas associadas à Abepar (Associação Brasileira de Escolas Particulares), trouxe alguma intranquilidade à comunidade escolar.
Com base na orientação fornecida publicamente pelo Ministério da Saúde e os órgãos estaduais e municipais de saúde, a Abepar orienta as escolas associadas a levar em conta as informações aqui apresentadas e a adotar os seguintes procedimentos:
- Manter as aulas regulares. Não há, por ora, nada que recomende outra medida.
- Orientar famílias e alunos quanto às medidas de higiene para limitar as possibilidades de contaminação, especialmente a higiene frequente das mãos.
- Orientar as famílias e alunos que viajaram a países nos quais há mais casos de coronavírus para que procurem as autoridades sanitárias no caso de haver sintomas de gripe (febre, dor de garganta, dificuldades respiratórias).
- Se estiver com sintomas de gripe, o aluno que tenha realizado viagem recente a países da Europa ou da Ásia não deve frequentar as aulas. As autoridades sanitárias devem ser acionadas. A escola deve ser informada para tomar providências pedagógicas de apoio ao aluno.
- É importante considerar que a maioria dos casos de coronavírus atinge pessoas com mais de 40 anos.
- A Abepar está em contato permanente com as autoridades federais, estaduais e municipais para manter as escolas associadas cientes das ações que se façam necessárias para manter os alunos protegidos.
Diretoria da Abepar
São Paulo, 27 de fevereiro de 2020
(Imagem: jarun011/iStock.com)