“Pandemia é o maior choque já sofrido pelos sistemas educacionais na história”, sustenta relatório do Banco Mundial

Em relatório divulgado nesta quarta (17/3), o Banco Mundial sustenta que a pandemia do novo coronavírus produziu o maior choque já sofrido na história pelos sistemas educacionais, com enorme prejuízos para alunos de todos os países, especialmente das comunidades mais carentes dos países mais pobres. Focado na América Latina e países do Caribe, o relatório destaca três mensagem principais.

1. A aprendizagem está despencando nos países da América Latina e Caribe por causa da pandemia, particularmente entre as crianças mais pobres. Os alunos que não sabem ler e compreender um texto simples ao final do ensino fundamental representam 51% do total. Agora, esse percentual subiu para 62,5%. 

2. Para recuperar esse atraso é necessário que os países dessas duas regiões somem esforços e recursos para oferecer o quanto antes a reabertura segura e eficaz das escolas em âmbito nacional.

3. A pandemia, a despeito dos males que vem produzindo na educação, representa, ao mesmo tempo, uma oportunidade para que os países da América Latina e Caribe promovam uma ampla reformulação de seus sistemas de ensino de modo a torná-los mais eficazes, igualitários e resilientes.

Acesse aqui a íntegra do Relatório “Agindo agora para proteger o capital humano de nossas crianças”, elaborado pelo Banco Mundial e divulgado nesta quarta-feira, 17 de março de 2021.

 

(Imagem: kevajefimija/iStock.com)

 

RELATRIOZDOZBANCOZMUNDIALZSOBREZOSZEFEITOSZDAZPANDEMIAZNAZEDUCAyOZNAZAMRICAZLATINAZEZCARIBE.pdf

Rolar para cima