O Colégio Pentágono, associado à Abepar, suspendeu as atividades nas suas quatro unidades na zona Sul de São Paulo dias depois que as autoridades sanitárias propuseram a interrupção das aulas presenciais como medida de combate à disseminação do novo coronavírus. No entanto, mesmo de portões fechados, as aulas continuaram no ambiente virtual a toda velocidade. A comunidade escolar permaneceu e permanece conectada pela internet. As aulas seguem em horário regular e o atendimento individualizado aos alunos e famílias, que é uma das principais características do Colégio, foi mantido como prioridade.
Experiência com tecnologia
A experiência já acumulada pelo Colégio com os recursos tecnológicos facilitou bastante a continuidade do processo pedagógico no ambiente virtual depois da quarentena. “O Pentágono já utilizava as ferramentas da Google for Education há quatro anos e as quatro unidades estavam conectadas por rede”, conta Marcelo Martins, coordenador de Tecnologia da Informação do Colégio. “A maioria da equipe de pedagógica já estava familiarizada com os recursos”.
Além disso, chromebooks (notebooks do Google) utilizados no Colégio foram emprestados a alunos e professores que precisassem de mais um computador em casa. Já as salas de aula ganharam estrutura tecnológica. “Cada disciplina conta com sua sala de aula online, criada pelo Google Classroom”, comenta o coordenador. “Os professores de Matemática têm sua sala de aula, assim como os de Física, Química, História e assim por diante”.
O Pentágono também ofereceu treinamento aos professores para utilizar novos recursos – como o Google Site para os professores da Educação Infantil. “O Google Site é como um portal, desenvolvido pelos professores especialistas com o suporte do TI, no qual são disponibilizados conteúdos educativos, atividades e exercícios aos alunos”, explica Marcelo Martins. “A interação com os alunos pelos portais tem sido ótima. Em breve, deverá ser utilizado também pelos professores dos demais níveis”.
A rotina da escola no ambiente virtual
Antes da migração para o ambiente virtual, a equipe pedagógica responsável pela Educação Infantil e pelo 1º ano do Ensino Fundamental do Pentágono planejou todas as atividades que poderiam ser realizadas remotamente. “O planejamento foi feito pensando no maior benefício para o aluno”, garante Patrícia Nogueira, diretora geral pedagógica do Colégio. “Refletimos sobre quais atividades poderiam ser feitas de forma remota e quais deveriam ser retomadas quando as aulas presenciais voltarem”.
Em relação às atividades remotas, a diretora conta que a equipe de professores prepara e envia semanalmente as atividades a serem desenvolvidas em casa, compartilhando com as famílias as intenções de cada experiência. “As professoras gravam, por exemplo, vídeos de apresentação da semana e de encerramento, além da vídeos de contação de histórias”, afirma a diretora. “Também são sugeridos horários em que as atividades podem ser realizadas, mas cada família é livre para seguir a sua própria rotina”.
Os encontros ao vivo também acontecem. O Colégio inaugurou recentemente o uso do Google Meet para a Educação Infantil. De tempos em tempos, crianças e professoras podem conversar e matar as saudades.
Já a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1 (2º ao 5º ano), os alunos passam a acessar o ambiente virtual de forma mais autônoma e acompanham as atividades no horário regular de aula. O mesmo acontece com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) ao Ensino Médio. As aulas acontecem ao vivo e as atividades avaliativas tem sido realizadas normalmente, após serem adaptadas para o digital.
“A maioria das famílias está satisfeita. Alguns pais e mães até assistem as aulas com os alunos”, conta a diretora.
Suporte especial a alunos e professores
O colégio segue promovendo um atendimento especial aos estudantes. Professores e professores auxiliares dão todo o suporte necessário aos alunos que precisam de ajuda extra durante os estudos. Aos que gostam de desafios, a equipe pedagógica prepara tarefas e atividades que incentivem ainda mais o questionamento, a pesquisa e a busca por conhecimento.
As aulas também são acompanhadas pelos coordenadores, que observam os encontros online para colher informações afim de orientar a equipe pedagógica no aprimoramento de pontos específicos das aulas. O objetivo desse acompanhando é garantir a alta qualidade do ensino também no ambiente virtual.
Transformação digital
Para o coordenador Marcelo Martins, a quarentena forçou a aceleração digital das empresas. E a comunidade escolar do Pentágono também foi convencida de que esse era o melhor caminho a seguir. “Tudo tem sido publicado online e continuado de forma colaborativa. São recursos que vieram para ficar”, afirma.
Patrícia Nogueira concorda que os desafios impostos pela quarentena não assustaram a equipe pedagógica do Pentágono. “O que percebemos é uma vontade enorme de acertar. Qualquer resistência que havia em relação à tecnologia não existe mais”, diz. “Todos tiveram que aprender. E à medida em que aprendíamos a trabalhar no ambiente digital, passamos a gostar das possibilidades que a tecnologia oferece e a querer aprender mais”.
Ainda que a tecnologia estimule o professor a pesquisar novas possibilidades e estratégias, Patrícia Nogueira considera que o virtual não substitui o contato, tão importante para o ambiente escolar.
“O trabalho presencial promove o olho no olho, a interação entre alunos e professores, a questão do afeto”, lembra a diretora. “Essa relação o ambiente virtual não supre”, lembra Patrícia. “O abraço que a criança dá na professora ao chegar na escola, o ‘bom dia’ e o ‘boa tarde’ entre colegas e alunos: tudo isso faz parte da essência da escola e da relação pedagógica”.
Ainda assim, Patrícia acredita que há sempre o que se aproveitar do momento. “Ao término deste período, teremos boas histórias para contar, experiências para compartilhar e práticas bem-sucedidas de aula que terão continuidade no futuro”.