Valdenice Minatel Melo de Cerqueira, diretora-geral educacional do Colégio Dante Alighieri, centenária instituição associada à Abepar, apresentou duas práticas muito interessantes no primeiro encontro do Projeto “Partilhas Pedagógicas”, idealizado pela Associação, cujo vídeo está disponível em nosso Canal no YouTube. A primeira delas é um projeto interdisciplinar sobre a importância da preservação das abelhas. A segunda prática envolveu a introdução de tablets no Ensino Médio. A inovação neste caso foi a formação de um comitê gestor formado por alunos. O encontro teve a intermediação do secretário executivo da Abepar, Francisco Carbonari, e de Helvio Falleiros, responsável pela comunicação da associação.
Quando o projeto dos tablets teve início, em 2011, Valdenice Cerqueira era diretora de Tecnologia do Dante. Ela propôs então um projeto piloto, tipo “um para um”, em que cada aluno teria seu próprio dispositivo. Esse conceito era novo na época, momento em que os computadores eram geralmente de propriedade das escolas e compartilhados entre os alunos. O projeto foi aprovado e implementado para uma turma da primeira série do Ensino Médio, com formação rápida dos professores para maximizar o tempo durante o ano letivo.
A diretora lembra que a experiência culminou na criação de um comitê de tecnologia formado por alunos, que passou a ser responsável por auxiliar nas decisões relacionadas à tecnologia na escola. Este comitê validou sistemas e desenvolveu soluções tecnológicas relevantes para o desenvolvimento do projeto ao longo do tempo.
Hoje, o comitê evoluiu para um fórum de discussão dos grandes temas da escola, abrangendo o Ensino Fundamental 2 e o Ensino Médio. Valdenice considera este projeto um marco importante em sua carreira e na história da escola. Ela acredita que as conquistas na área da tecnologia foram possíveis graças à confiança e reciprocidade construídas com os alunos e professores.
Ela vê o projeto como um testemunho do protagonismo do aluno e do professor, e reconhece a necessidade de continuar redimensionando e aprimorando esse conceito para refletir o papel do coletivo na educação.
“MUITO ALÉM DO MEL – ABELHAS DO BRASIL”
Outra prática apresentada pela diretora-geral do Dante envolveu um projeto interdisciplinar sobre a importância da preservação das abelhas. Esse projeto englobou várias disciplinas, incluindo língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e humanas, arte, música, italiano, inglês, educação física e STEAM (ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática). E buscou conscientizar alunos e a comunidade escolar sobre o papel crucial das abelhas na natureza e na manutenção dos biomas. O projeto também incorporou aspectos sociológicos e questões sociais, considerados fundamentais para a educação integral dos alunos.
Valdenice Cerqueira enfatizou que um dos objetivos principais do projeto era entender a produção sustentável e como os biomas degradados podem ser recuperados considerando o papel das abelhas. A apresentação foi alinhada com o calendário da UNESCO, com destaque para o Dia Mundial das Abelhas (20 de maio) e o Dia Internacional do Meio Ambiente (5 de junho). O projeto é parte também de um esforço maior do colégio para se conectar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Valdenice lembra que todo o estudo foi feito com abelhas sem ferrão, especialmente a Jataí, que não oferece riscos. Esse tema também foi bem trabalhado desde o início, porque algumas pessoas podem sofrer reações alérgicas e isso pode ser um risco para elas. Durante todo o percurso de estudo, o Colégio levou sempre em conta as condições de segurança.
DANTE ALIGHIERI: 112 ANOS NO DIA 9 DE JULHO
O Colégio Dante Alighieri é uma escola centenária. Completará 112 anos no dia 9 de julho. Fundado por imigrantes italianos, foi uma escola italiana reconhecida pelo governo italiano até a Segunda Guerra. Em 2023, o Colégio retomou o reconhecimento italiano. “Temos hoje um curso de Ensino Médio reconhecido pelo governo italiano”, lembra a diretora Valdenice Cerqueira. O Dante tem 4.440 alunos e um grupo de colaboradores que gira em torno de 1.000 pessoas.
Valdenice Minatel Melo de Cerqueira é diretora-geral educacional do Colégio Dante Alighieri. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. É professora de Educação Básica, mestra e doutora em Educação. Editora da Revista de pré-iniciação científica InCiência. Conselheira suplente no MCIO Brasil (2021 – 2023). Membro do Conselho Executivo da FGVcia. Conselheira do Conselho Estadual de Educação (CEE) de São Paulo.
Assista ao vídeo: