Na prova do Pisa, Colégio Dante Alighieri ultrapassa países como Finlândia, Japão e Coreia

por Colégio Dante Alighieri

Exame feito pela OCDE avalia estudantes do mundo todo nas áreas de Leitura, Ciências e Matemática; pela primeira vez Dante participa da versão Pisa for Schools como forma de poder se comparar com resultados mundiais da mais reconhecida avaliação escolar do mundo

O Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, teve pontuação acima de países como Finlândia, Japão, Coreia, Hong Kong e Suécia no Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa), prova aplicada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para avaliar nível de ensino em escolas do mundo todo. Há dois anos a OCDE disponibilizou para o Brasil a possibilidade de escolas realizarem por iniciativa própria o Pisa For Schools, prova com a mesma métrica e mesmos critérios da mais reconhecida avaliação internacional de estudantes. O Dante realizou a prova pela primeira vez em sua última edição, em 2019, e acaba de compilar os dados apresentados.

Na área de Ciências, o colégio obteve pontuação de 563, ficou com pontuação acima de todos os países, ficando abaixo apenas do grupo chamado pelo ranking do Pisa de “B-S-J-Z”, formado pelas cidades de Beijing, Shangai, Jiangsu e Zheijiang, na China, que marcaram, juntas, 590 pontos. Na área de Leitura, o Dante, com pontuação de 550, também fica atrás do mesmo grupo B-S-J-Z (China), que marcou 555 pontos. Em Matemática, a escola obteve 551 pontos, tendo apenas Macau(região administrativa especial da China), Cingapura e o grupo B-S-J-Z com uma pontuação maior. Os dados foram divulgados pelo Pisa neste semestre e acabam de ser compilados pelo Dante.

Na média da pontuação das três áreas de habilidades cognitivas, Leitura, Ciências e Matemática, o Dante fica com 555 pontos, um valor 15% maior do que a média global, que é de 483 pontos. Os 555 pontos também ficam acima da média de 520 pontos do Japão; 520 da Coreia e 516 da Finlândia (veja abaixo tabelas com a pontuação dos países).

“A média de desempenho dos 25% melhores alunos do Dante é superior aos 25% melhores alunos do mundo avaliados pela OCDE em Matemática, Ciência e Leitura”, explica Sandra Tonidandel, diretora de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio do colégio, que organizou os dados com os resultados.

A avaliação é aplicada no Brasil pela Fundação Cesgranrio. Fizeram a prova 85 alunos do Dante, escolhidos pela instituição de acordo com parâmetros estatísticos definidos pelo Pisa, como amostragem representativa da escola. Os critérios da pesquisa buscam se aproximar ao máximo de um cenário real da escola, com margem de erro informada pela Cesgranrio de 5%. A prova foi aplicada no Dante em novembro de 2019. Nos números apresentados, as comparações são feitas entre o resultado obtido nesta prova pelo Dante ante a pontuação dos outros países com base nos resultados do Pisa divulgados em 2018. A avaliação da OCDE é realizada de três em três anos. 

Sobre o Colégio Dante Alighieri – Fundado pela comunidade italiana em 1911, o Dante é um colégio que tem conseguido de forma eficiente unir sua tradição à inovação. Atende alunos desde os três anos até a terceira série do Ensino Médio. Oferece o ensino bicurricular italiano e brasileiro, o curso Ecce, e tem também o High School. Com seu programa de pré-iniciação científica estimula a investigação e resolução de problemas sendo um dos mais premiados do Brasil em competições científicas internacionais. A abordagem da tecnologia e da experimentação científica começa já na educação infantil. Conta com infraestrutura atualizadíssima em termos de tecnologia, literatura, artes e ciências – com um dos mais proeminentes museus escolares de História Natural do Brasil. A proposta educacional se ampara na excelência do ensino para a formação de um indivíduo com consciência de suas possibilidades e limitações, munido de uma cultura que lhe permita conhecer e compreender o mundo e refletir sobre o papel do homem.

 

Imagem: Chinnapong/iStock.com

Rolar para cima