Acolhemos 9 milhões de alunos

A escola particular no Brasil acolhe cerca de 9 milhões de alunos de todas as idades – da educação infantil ao ensino médio.

No Estado de São Paulo, somos quase 11 mil escolas que atendem 2,3 milhões de estudantes (contra 4,5 milhões de alunos matriculados na rede pública). Na capital as escolas privadas somam 1,2 mil e atendem 1,2 milhão de alunos.

São números expressivos, que mostram a força das instituições privadas. Mas é importante também destacar outros aspectos. Somos singulares no plano pedagógico, nos valores, na forma como nos relacionamos com a comunidade, no tipo de aluno que queremos formar, no material pedagógico, nos métodos de gestão. Nossa maior riqueza é justamente essa excepcional diversidade.

E é natural que assim seja. A escola particular procura atender às mais diferentes expectativas, objetivos e valores professados por parcelas específicas da sociedade. Somos singulares porque convivemos em uma sociedade democrática, que permite e valoriza as diferenças.

Já a escola pública, que trabalha com 38 milhões de alunos, demanda uma abordagem mais padronizada, seguindo regras e procedimentos amplamente discutidos por técnicos e pela sociedade. Essa diferença entre as duas modalidades de ensino pode servir mais para unir do que para separar. A aproximação entre escola pública e escola particular será um movimento natural nos próximos anos. Quem sairá ganhando com isso é a sociedade brasileira e o país como um todo.

A Abepar afirma publicamente o seu propósito de trabalhar em favor da educação de qualidade em nosso país, seja ela pública, seja em instituições privadas. O Brasil é um só. E todos somos responsáveis por construir um projeto voltado exclusivamente à educação de qualidade.

 

 

Rolar para cima