A Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar) realizou, no dia 19 de agosto de 2025, sua Assembleia Geral na Beacon School, em São Paulo. O encontro contou com a participação expressiva das escolas associadas, reunindo mais de dois terços das instituições, e foi coordenado por Maria Eduarda Sawaya (foto à direita), presidente da entidade, e por Francisco Carbonari, secretário executivo da Abepar.
O principal ponto da pauta foi a eleição da nova chapa da Diretoria Executiva e do Conselho Consultivo, além da definição de novas frentes de trabalho.
Reeleição da diretoria
A chapa única foi reeleita para os próximos dois anos, mantendo a atual composição da Diretoria Executiva:
- Presidente: Maria Eduarda Sawaya (Beacon School)
- Vice-presidente: Daniel Bresser (Escola Móbile)
- Diretora Administrativa: Analívia Lacerda (Escola be.Living)
O Conselho Consultivo também foi reconduzido, com uma alteração: Arthur Fonseca Filho, do Colégio Uirapuru, passou a integrar o grupo.
- Ana Cristina Dunker (Carandá)
- Cláudio Giardino (Colégio Elvira Brandão)
- Arthur Fonseca Filho (Colégio Uirapuru)
- Fábio Marinho Aidar (Colégio Santa Cruz)
- Mauro de Salles Aguiar (Colégio Bandeirantes)
- Gabriel Ralston Ribeiro (Escola da Vila)
- Silvio Soares Freire (Colégio Santa Maria)
Além disso, a Abepar criou a figura de Conselheiro(a)-Convidado(a), ampliando o espaço de participação. Para esta gestão, foram escolhidas Valdenice Minatel (Colégio Dante Alighieri) e Gracia Klein (Escola Beit Yaacov). (Foto à direita).
Maria Eduarda fez ainda um agradecimento especial a Eugênio Cordaro, destacando sua trajetória como um dos fundadores da Abepar e sua atuação decisiva durante a pandemia.
Formação e debates
Nos últimos dois anos, a Abepar promoveu encontros presenciais e virtuais sobre temas centrais para a educação, como a reforma do ensino médio, impactos da reforma tributária, discriminação e intolerância nas escolas, e inteligência artificial aplicada à educação. Também organizou debates sobre o uso de celulares em ambiente escolar e sobre prevenção e gestão de crises.
Entre as iniciativas recentes, a Abepar destacou a realização de estudos comparativos sobre planos de saúde e convenções coletivas de trabalho, compartilhados entre as escolas associadas.
Durante a assembleia, Maria Eduarda ressaltou a importância do engajamento coletivo das escolas associadas, lembrando que a força da Abepar está na atuação conjunta e na representatividade que conquistou no setor. “O objetivo da Abepar é de formação e conexão entre as escolas, enfrentando os desafios do cotidiano escolar e fortalecendo nossa influência no cenário educacional”, destacou.