por Escola Mais
Responsáveis de crianças pequenas, por vezes, podem acabar limitando as atividades do(a) filho(a), impedindo que façam as tarefas sozinhos(as). No entanto, essa atitude pode atrapalhar a autonomia na educação infantil.
Seja na escola, seja em casa, as crianças precisam ser estimuladas para adquirir a própria independência. Para isso, pequenas atividades podem ser inseridas na rotina deles. Confira!
Benefícios da autonomia infantil
Quando a autonomia infantil é estimulada, oferece diversos benefícios para a criança como maior capacidade para tomar decisões, criatividade para resolver problemas e adquirir senso de responsabilidade.
Essas e outras habilidades socioemocionais são fundamentais para formar cidadãos capazes de enfrentar os vários desafios do século XXI. Afinal, a dinâmica da sociedade acelerada exige que as pessoas saibam lidar com imprevistos e com a pressão da vida moderna.
Além disso, a criança precisa ser estimulada a expressar seus desejos, ideias, opiniões e emoções desde cedo, o que pode ser feito com a autonomia infantil. Hoje, não há mais limites entre o mundo digital e o mundo real, e a tecnologia influencia fortemente a maneira como a geração alpha comunica-se e enxerga o mundo — crianças nascidas a partir de 2010.
Outra vantagem importante é o desenvolvimento da autoconfiança. Quando a criança sente que tem voz em casa e no processo de aprendizagem, ela consegue expressar suas opiniões sem medo de julgamentos. Isso contribui para a construção de uma autoestima saudável, principalmente para a fase da adolescência.
Maneiras de desenvolver a autonomia infantil
A seguir, entenda como a família pode atuar no processo de desenvolvimento da autonomia infantil.
Incentive a tomada de decisão
A autonomia infantil pode ser estimulada em diversos momentos do dia, desde a escolha da brincadeira até a roupa para um passeio no parque. Além disso, é importante que os responsáveis incentivem os pequenos a tomarem suas próprias decisões para que eles entendam as consequências de cada ação.
Outra maneira de estimular a identidade e autonomia na educação infantil é incentivar a criança a arrumar a mochila com os materiais escolares sozinha. Dessa maneira, a família estimula a independência e possibilita a criança participar ativamente da rotina da casa.
Defina as regras de convivência em conjunto
Caso a criança seja maior, a família pode construir algumas regras de convivência em conjunto, tais como horário para jogar videogame, assistir à televisão, fazer as atividades escolares, entre outros. Essa atitude estimula o senso de responsabilidade desde cedo, que reflete em um comportamento infantil saudável.
Desenvolva a inteligência emocional
É importante que a autonomia seja também desenvolvida em meio às frustrações. Por isso, em vez de resolver os problemas da criança a todo momento, mostre como ela pode contornar a situação e como lidar com a frustração de maneira sadia.
Como aplicar atividades de autonomia infantil em casa
- Deixe a criança participar das decisões da casa;
- Ensine a criança a escovar os dentes sozinha;
- Peça para que a criança escolha um livro para vocês lerem juntos;
- Insira a criança nas tarefas domésticas;
- Dê opções de escolha de brincadeiras para trabalhar a autonomia da criança.
Um dos diferenciais da Escola Mais é que além das aulas tradicionais, os alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 são estimulados durante o Período Extra a agir com autonomia em toda a aprendizagem.
Por meio dos projetos práticos acompanhados dos professores, as crianças podem exercitar curiosidade, desenvolver relações sociais saudáveis e participar ativamente do processo de aprendizagem. Acesse o site e confira qual das unidades Escola Mais está mais perto de você!
(Imagem: Wavebreakmedia/iStock.com.br)