O Colégio Uirapuru finalizou o ano letivo comemorando os resultados obtidos por seus alunos na mais recente Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em meio a 18 milhões de candidatos na primeira fase, dois alunos do Colégio conquistaram a medalha de bronze na competição nacional entre escolas públicas e particulares: Eduardo Daiti Scholtens, do 9º ano do Ensino Fundamental, e Matheus Spinardi, do 3º ano do Ensino Médio.
Como auxílio na preparação dos alunos, o Colégio oferece aulas especiais com foco nas Olimpíadas no período da tarde para os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Desde o começo do ano os estudantes também são incentivados a participar dessa experiência, que vai além da sala de aula. “Os alunos desenvolvem uma visão diferenciada para os problemas e aprendem a analisá-los de vários ângulos, o que não se restringe só à matemática. Isso eles vão levar para a vida inteira”, comenta o professor de matemática Eric Pizzini Bernardo.
Segundo o professor esse é o resultado de um ano de estudos e dedicação dos alunos, “mas o mais importante não é a medalha, ela é uma consequência do trabalho. O fundamental é que eles acompanhem as aulas e desenvolvam o gosto pela matemática”, completa Bernardo.
Além da OBMEP, o Colégio Uirapuru também participou de outras três grandes Olimpíadas: Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), Olimpíada Paulista de Matemática (OPM) e Canguru de Matemática – competição internacional. Todas elas com ótimos resultados. Foram duas medalhas na OMU, um finalista na OPM e 35 medalhas na Canguru.
Os medalhistas da OBMEP terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), que coloca os alunos em contato com conteúdos de matemática que não são vistos em sala de aula, permitindo-lhes ampliar o conhecimento científico e abrir caminho para um futuro profissional e acadêmico mais promissor.
Imagem: Victority/iStock.com